Inteligência Emocional - Controle das suas emoções nas organizações

25 December, 2020 |     By Admin

Inteligência emocional envolvem: Pensamentos, atitudes, crenças e ações. As empresas e Gestores que investem no QE - Quociente Emocional, possuem mais sucesso no mercado e isso contribui também para sua vida.

Afinal, quais são os principais fundamentos da Inteligência Emocional? Abaixo fizemos um resumo das 5 principais tópicos de características essenciais da Inteligência emocional:

  1. Autoconhecimento emocional: diz respeito a conhecer os próprios sentimentos e emoções quando eles ocorrem;
  2. Controle emocional: habilidade para lidar com os próprios sentimentos, adequando suas reações a cada situação;
  3. Automotivação: consiste na capacidade de dirigir as emoções, os sentimentos e os esforços a serviço de um objetivo maior;
  4. Empatia: reconhecimento das emoções em outras pessoas, habilidade para se colocar no lugar do outro e reagir de acordo com o que é percebido no próximo;
  5. Sociabilidade: basicamente a habilidade de desenvolver relacionamentos interpessoais amigáveis, produtivos, respeitosos e saudáveis.

Além de desenvolver a inteligência emocional sua e da sua equipe, você deve desenvolver a da sua organização.

Mas se a organização não é uma pessoa, como fazer isso? Tudo depende do pessoal. O QE de uma organização resulta da inteligência emocional de seus principais líderes. Se a alta liderança não tiver inteligência emocional, será preciso conscientizá-los do valor do QE. É um processo de educação e persuasão. Felizmente, há muitos dados sobre as vantagens da inteligência emocional, e várias empresas divulgaram o retorno do investimento observado. Não faça esse processo sozinho. Trabalhe com outras pessoas emocionalmente inteligentes para transmitir essa mensagem. Crie estratégias de como e quando aumentar a conscientização, atentando-se aos problemas das mudanças já discutidos. Pode demorar, mas você conseguirá uma justificativa sólida das vantagens de aumentar a inteligência emocional na organização. Com sorte, os altos executivos possuem QE elevado e dedicam-se a liderar com inteligência emocional, estimulando-a na organização. Havendo aceitação no alto escalão, seu foco será avaliar onde a organização precisa melhorar. Em qualquer situação, as seguintes estratégias ajudam a justificar a preocupação com a inteligência emocional.

Primeiro: identifique as áreas que requerem atenção. Avalie sua organização em cada competência. Pode haver líderes precisando desenvolver alguma competência. O objetivo é analisar honestamente o que não está funcionando para tentar melhorar. Então, apresente um plano para aumentar o QE da organização. Concentre-se nas áreas identificadas e planeje ações para resolver os problemas. Analise como treinamentos e orientação podem ajudar a ampliar as competências pessoais e relacionais. Sua proposta será mais sólida se encontrar dados que embasem suas análises e calcular o retorno do investimento ao implementar suas ideias. Una-se a outros líderes emocionalmente inteligentes para alavancar a proposta. Ter os apoiadores certos faz uma grande diferença para gerar as mudanças necessárias.

Segundo: retrate a situação antes de executar o plano. Isso servirá de base para monitorar os progressos. Reúna informações sobre os problemas que está enfrentando. Assim, é possível demonstrar os resultados das iniciativas.

Terceiro: faça uma coisa por vez. É tentador realizar grandes mudanças simultaneamente. Embora certamente gere mudanças, fica mais difícil saber qual delas trouxe melhores resultados. Seja estratégico ao definir a sequência, mas faça uma por vez. Você ganhará mais credibilidade se conseguir demonstrar bons resultados com confiança, impulsionando a próxima etapa do plano.

Finalizando, demonstre as conquistas com números e histórias. Reúna evidências com casos e dados quantitativos para mostrar os resultados. É mais eficaz combiná-los. Apresente dados estatísticos e, então, uma citação ou uma história verídica. As pessoas se ligam naturalmente às experiências humanas. Usar histórias ajuda a dar vida ao seu sucesso.

Foi um prazer abordar os incríveis aspectos da inteligência emocional com você. O mundo precisa de líderes com inteligência emocional.